20 observadores da União Africana vão observar as eleições de 20 de Março
A União Africana (UA) vai monitorizar as eleições legislativas de 20 de Março em Cabo Verde com 20 observadores.
UA adiantou, em comunicado, que foi aprovada uma missão de curta duração de 20 observadores, a decorrer entre 16 e 24 de Marco. Tal missão é liderado por Zainabou Sylvie Kayitesi, ex-presidente da Comissão Africana dos Direitos Humanos e dos Povos (CADHP).
A Missão de Observação Eleitoral da União Africana (MOEUA) inclui representantes do comité permanente da União Africana, de organismos eleitorais, organizações da sociedade civil, da comunicação social, de grupos de reflexão e de instituições académicas.
“Serão deslocados para os círculos eleitorais para monitorizar o processo eleitoral e falar com os intervenientes no processo eleitoral, incluindo a administração eleitoral, partidos políticos, candidatos, representantes da sociedade civil e dos órgãos de comunicação social para conseguir uma avaliação crítica da forma como é conduzida a eleição”, explica a UA em comunicado.
A organização continental espera que a missão contribua para o “reforço do processo de democratização do país, fornecendo uma avaliação independente e imparcial do processo eleitoral em linha com as melhores práticas internacionais e regionais”.
As eleições legislativas em Cabo Verde realizam-se a 20 de Março e onde participam seis partidos.
Fonte: Lusa