A maioria da imprensa cabo-verdiana fez a retrospectiva 2014, nos respectivos espaços, destacando noticias marcantes a nível social, desportivo e cultural. Mas o que ninguém falou foi a ascensão dos Youtuber’s cabo-verdianos nas redes sociais.
A verdade é que agora podemos, nos os cabo-verdianos, dizer que temos Youtubers — pessoas que usam exclusivamente o Youtube para divulgar vídeos – que divulgam os seus videos, falados em crioulo, não só no Youtube mas também no Facebook e Twitter. Carlos Andrade, Miguel Andrade e Mini Blaa são os jovens cabo-verdianos que fizeram vários vídeos em 2014 e os divulgaram na Internet. Ganharam fãs mas também ganharam inimigos.
Começamos pelo, provavelmente, o mais jovem deles mas que nestas andanças é o mais ‘velho’. Chama-se Carlos Andrade e estuda na Faculdade de Letras em Lisboa. Carlos Andrade começou no Youtube há cerca de três anos, data do primeiro video publicado, e foi ali que ele tornou-se conhecido ganhando mais fãs em 2013. Em 2014 Carlos Andrade reduziu as postagens dos vídeos no Youtube e utilizou o seu perfil para publicar alguns vídeos.
Miguel Andrade é um imigrante cabo-verdiano radicado na França que se popularizou-se depois que utilizou o seu perfil para divulgar uma conversa que teve via telemóvel com uma mulher onde ele “depenava” a mulher. Esse foi um dos primeiros vídeos e desde então nunca mais ele parou. Miguel Andrade começou a fazer tanto sucesso que no mínimo de dois em dois dias tinha vídeos novos onde falava da sua vida, da sua ostentação mostrando dinheiro, roupas caras e muita bebida. Os vídeos do Miguel Andrade não são recomendados a menores de idade e nem a pessoas sensíveis, tem conteúdos fortes. Miguel Andrade, ou Deda Thug, criou uma pagina onde já estava quase nos 8 mil fãs. Por motivos desconhecidos a sua pagina foi eliminada, mas ele não parou e criou uma nova pagina onde esta já vai nos mil fãs. O seu perfil no Facebook é publico pelo que qualquer um pode ver o que ele publica, de referir que vários vídeos foram retirados do Facebook por denuncias de pessoas que não gostam dos seus vídeos. Se tem Youtuber’s (apesar de não usar o Youtube) que ficou famoso pelos seus vídeos foi o Miguel Andrade.
Miny Blaa também vive na Espanha e os seus vídeos tem muitos palavrões, também não são recomendados a menores de idades mas quem já viu os seus vídeos gosta porque Miny Blaa é um humorista, e musico também, que publica Vines crioulos. Ele nos seus vídeos tem ajuda dos amigos como o caso do Negorila. Miny Blaa tem mais de 14 mil fãs na sua pagina no Facebook, outros tantos no Twitter e Instagram. Ele tem uma conta no Youtube onde publica os seus trabalhos.
Este foi um dos vídeos que popularizou o Miny Blaa publicado no Facebook, um sucesso que se tornou viral.