A época dos cabo-verdianos na primeira divisão holandesa de futebol

500

Terminou a Eredivisie, primeira divisão holandesa de futebol, com o PSV a classificar-se em primeiro lugar.

Nesta edição, 2014/2015 tivemos alguns jogadores cabo-verdianos bem como seus descendentes. Saiba como correu a época destes.

Em segundo lugar da Eredivisie ficou o Ajax de Lerin Duarte que fez apenas quatro jogos. Na época das transferências foi emprestado ao Heerenveen fazendo oito jogos marcando um golo.

Dabney Souza

Em terceiro lugar ficou o AZ Alkmaar que vai ao Play-off da Liga Europa. O médio Dabney Souza de apenas 19 anos é descendente de cabo-verdianos e foi uma das revelações deste AZ. Veio do juniores e rapidamente afirmou-se no onze. Efectuou 23 jogos num total de 1348 minutos e marcou dois golos.

O Feyenoord vai para a Liga Europa (3ª Pré-Eliminatória) depois de classificar-se no quarto lugar. O jovem defesa Rodney Cabral de 20 anos foi apresentado no inicio da época mas não efectuou qualquer jogo na Eredivisie.

Quem é defesa e fez mais jogos que Cabral foi Steven Pereira que joga no Zwolle, que ficou no sexto lugar. Pereira não fez tantos jogos assim, por apenas duas ocasiões entrou em campo o que da 43 minutos.

No oitavo lugar ficou o Twente de Luc Castaignos, de 22 anos, que efectuou 29 jogos marcando por 10 vezes.

Jerson Cabral, de 24 anos, esta no do Willem II (por empréstimo do Twente), décimo colocado, e fez 18 jogos marcando dois golos.

No SC Cambuur, 12.º, joga Marlon Pereira de 28 anos, é defesa, direito e esquerdo, e nesta época jogou 23 jogos.

O Excelsior escapou da despromoção ao ficar no décimo quinto posto, um lugar acima da zona de descida. Nesta equipa jogam o Elso Brito e o internacional cabo-verdiano Toni Varela. Elso Brito de 21 anos é defesa e fez seis jogos enquanto que o já experiente médio, Varela, de 28 anos jogou por 16 ocasiões.

No ultimo lugar da Eredivisie ficou o Dordrecht que vai regressar a segunda divisão. No clube militam os internacionais cabo-verdianos Josimar Lima e Jeffrey Fortes, ambos defesas. Lima esta época jogou 21 jogos onde marcou 1 golo e foi expulso duas vezes. Fortes foi mas disciplinado nos 32 jogos que fez, sem nenhuma expulsão, e também mais marcador que o compatriota furando as redes dos adversários por três ocasiões.

 

Bruno da Moura