A partir de 2018/2019 poderá haver uma nova versão da Liga dos Campeões
Tais alterações, caso confirmado, vão favorecer os grandes clubes europeus.
O jornal italiano «Gazzetta dello Sport» adiantou que a Liga dos Campeões poderá mudar a partir de 2018/2019 de forma a proteger os grandes clubes. O jornal italiano avançou que a UEFA esteve em reuniões para avaliar tal medida.
Caso for aprovada, os quatro principais países (Espanha, Alemanha, Inglaterra e Itália) teriam garantidas quatro formações na fase de grupos, com a qualificação dos três primeiros classificados do campeonato, mais uma vaga que seria atribuída a um clube em função do seu histórico.
Ou seja, se um grande clube tivesse uma péssima temporada poderia ser integrado na Liga dos Campeões, por exemplo na temporada passada o Manchester United teve uma época menos boa e caso a medida entrasse já em funcionamento nesta época, 2016/2017, o United estava na Liga dos Campeões.
Portugal, França e Rússia teriam direito a colocar duas equipas directamente na fase de grupos, sendo essas vagas muito provavelmente baseadas na classificação do campeonato.
Com esta nova versão da Liga dos Campeões, apenas cinco ou seis vagas seriam definidas através de eliminatórias com a participação de cerca de 50 equipas nessas eliminatórias.
Caso esta ideia avance, a as receitas da UEFA aumentam cerca de 20 por cento em relação às actuais.





