A Académica do Fogo esta a acusar o empresário João José, conhecido por Jota, de ficar com o dinheiro que tem direito sobre o avançado Zé Luís.
Num comunicado publicado no seu site, que foi oferecido por Zé Luís, o clube foguense começa dizendo: “Operação Zé Luís: Aonde esta o nosso dinheiro, Jota?”
A ‘Micá’ formou o jogador José “Zé” Luís de 2003 a 2009 antes do futebolista viajar para Portugal para representar o Gil Vicente. Em 2011 o jogador transferiu-se para o Braga e o clube minhoto ficou com 75% do passe de Zé Luís, não estando especificada a quantia exacta.
Neste mercado de verão o Sporting Clube de Braga vendeu o futebolista ao Spartak Moscovo por 6.500.000 euros, e sendo assim o Gil Vicente recebeu 1.500.000 euros pela sua quota dos direito económicos do jogador, além da quantia não especificada pela venda ao Sporting de Braga.
A Académica do Fogo reclama a sua parte na transferência do jogador para a Rússia pois foi a ‘Micá’ que formou o futebolista como, em anexo, a Académica mostra o comprovativo enviado pela Federação Cabo-verdiana de Futebol que mostra tal facto.
A Académica acusa o empresário Jota, empresário de Zé Luís, de nunca ter dado uma única satisfação ao clube e ainda acusa Jota de ter ocultado o nome da Académica do Fogo como clube formador, pois aonde esta o nome do futebolista, lá esta escrito que este foi formado no Batuque Futebol Clube, clube da qual Jota é proprietário.
A Académica do Fogo sente-se lesada – jurídica, moral e financeiramente – por esta “Operação Zé Luís” e já accionou os mecanismos legais necessários para fazer valer os seus direitos.
A Micá já pediu ao Gil Vicente o pagamento dos direitos de formação previstos no regulamento FIFA, no valor de 95.000 euros, acrescidos dos juros à taxa de 5% a contar de 2010.
Se este caso não for resolvido o mais breve possível a Académica pretende inquirir junto às autoridades fiscais portuguesas os detalhes da venda de Zé Luís do Gil Vicente para o Braga, já que não está claro se a percentagem inerente ao negócio ficou em nome do empresário, do Batuque ou, quem sabe, da própria Académica do Fogo.
Segundo sabe o DTudo1Pouco, nesta semana o empresário Jota vai estar na ilha do Fogo para uma reunião com a Académica do Fogo.