A Federação Internacional de Andebol (IHF) retirou a Cabo Verde a organização do IHF Trophy da Zona II, previsto para Março 2024 em sub-17 e sub-19 masculinos, porque o País já alcançou “um patamar elevado” na modalidade.
“De acordo com a IHF, a razão por trás desta decisão, tem a ver com o facto de Cabo Verde já ter alcançado um patamar elevado no andebol masculino, com a participação em dois Campeonatos Mundiais de Andebol”, refere a comunicação oficial da direcção da Federação Cabo-verdiana de Andebol.
Nesta linha, a federação nacional da modalidade informou a todos os seus associados e adeptos do desporto que, após a recente decisão da Federação Internacional de Andebol (IHF), “Cabo Verde não será elegível para participar no IHF Trophy da Zona 2 nas categorias Sub-17 e Sub-19 Masculinos”.
Esta decisão, escreve a fonte, surge depois de Cabo Verde ter sido seleccionado pela Confederação Africana de Andebol para acolher este prestigiado torneio, mas esclarece que “apesar desta decisão, Cabo Verde permanece elegível para participar nas competições femininas da IHF Trophy”.
Neste sentido, promete a FCA, continuar a apoiar o desenvolvimento do andebol feminino e a trabalhar arduamente para alcançar bons resultados nas competições futuras, asseverando que está comprometido em continuar a promover o desporto e a desenvolver jovens talentos em todas as categorias, de forma que o andebol continue a prosperar no País.
“Juntos, continuaremos a construir um futuro brilhante para o andebol cabo-verdiano”, lê-se nesta missiva na qual a FCA agradece a todos os atletas, treinadores, dirigentes, patrocinadores e adeptos que têm apoiado o desenvolvimento do andebol em Cabo Verde.
Por: Inforpress