As contas de Portugal para a última jornada do Euro 2016
Antes dos jogos desta terça-feira dos outros grupos as contas eram mais ou menos assim:
O site português MaisFutebol analisou todos os grupos e fez todas as contas e eis o resultado:
Portugal apura-se automaticamente se vencer a Hungria, esta quarta-feira, em Lyon. Os húngaros estão já apurados com o mínimo de serem um dos quatro melhores terceiros.
Se Portugal ganhar e a Islândia não ganhar garante inclusive o primeiro lugar, e a viagem até Toulouse, mais de 600 quilómetros a sul de Paris, onde defrontará o segundo classificado do Grupo E (Bélgica, Suécia ou Irlanda, uma vez que a Itália já assegurou o primeiro posto) no próximo dia 26.
Se ganhar e a Islândia também ficará a depender dos golos na luta pelo primeiro lugar, uma vez que estão empatadas em todos os critérios relativos ao confronto direto. Portugal tem um golo marcado no total de desvantagem (1-1 contra 2-2) e, neste cenário, para ficar à frente da Islândia teria de marcar mais um golo do que o seu rival (2-0 contra 1-0), sofrendo os mesmos. Se adotarmos o exemplo, em caso de 2-0 português e 1-0 islandês, a Seleção fica com 3-1 e a Islândia com 3-2, e com vantagem na diferença.
Se ganharem ambas pelo mesmo resultado, Portugal ficará em segundo do Grupo F, atrás dos islandeses, com a Hungria também provavelmente apurada no terceiro lugar, com quatro pontos. A Seleção viajará para Nice, a mais de 900 quilómetros para Sul, para defrontar no dia 27 a Inglaterra, segunda do Grupo B.
O empate só garante o segundo lugar se houver igualdade também no outro jogo e Portugal conseguir pelo menos igualar o número de golos marcados pela Islândia (1-1 contra 0-0), entrando aí um novo critério, o de fair-play. A equipa de Fernando Santos viu dois amarelos, contra cinco dos islandeses e está para já em vantagem. Se conseguir mais golos marcados, nem precisa do fair play (2-2 contra 0-0 por exemplo). Nesse caso, ficaria Hungria com 5, Portugal com 3, Islândia com 3 e Áustria, eliminada, com 2.
O empate português empurrará Portugal para o terceiro posto se houver vitória de Islândia ou Áustria no outro jogo. Se três pontos garantirem a Seleção entre os quatro melhores terceiros, seguir-se uma viagem para Lens ou Lille, ambas a mais de 200 quilómetros para norte de Paris, a fim de defrontar respetivamente Espanha ou Croácia, no dia 25, como vencedor do Grupo D, ou Alemanha/Polónia/Irlanda do Norte, a 26, como vencedora do Grupo C.
A derrota e os tais dois pontos podem valer o terceiro posto com os três resultados possíveis:
Se a Islândia vencer a Áustria, esta última fica com apenas um ponto, logo atrás de Portugal, que já tem dois.
Em caso de empate entre Islândia e Áustria, Portugal não pode perder os dois golos que tem nesta altura de vantagem para os austríacos (0 contra -2).
Em caso de triunfo austríaco, a Seleção terá de recuperar a vantagem na diferença de golos total ou no número de golos marcados para os islandeses, que ficariam com os mesmos dois pontos que a Seleção. Recorde-se que a Islândia tem 2-2 e Portugal 1-1 nesta fase, e em caso de diferença de golos igual desempata-se com o maior número de golos marcados.
Os dois pontos em conjunto com o terceiro lugar ainda poderão valer apuramento, mediante a conjugação de vários resultados nos Grupos D e F: empate entre Turquia e Rep. Checa a zero ou com poucos golos, triunfos da Itália e da Bélgica, e um desaire pela margem mínima de Portugal, mas com vários golos marcados: 4-3, por exemplo.
A eliminação imediata de Portugal como quarta classificado acontecerá sempre se Portugal perder com a Hungria e não se verificar nada do que está acima.
Fonte: MaisFutebol