Atlantic Music Expo acontece de 17 a 19 de Abril de 2018

793

O novo director geral do Atlantic Music Expo, Augusto Veiga (Gugas) garantiu nesta quarta-feira que a VI edição do AME irá acontecer de 17 a 19 de Abril de 2018 e que continuará a ter o apoio financeiro do Governo.

A garantia foi dada por este responsável durante uma conferência de imprensa, na Cidade da Praia, sobre a realização e continuação do Atlantic Music Expo.

Augusto Veiga (Gugas) que é também produtor musical disse que quando tiveram conhecimento sobre a “retirada” do Governo na realização do evento, um grupo de pessoas ligado ao sector da cultura começou a mobilizar apoios com o intuito de não deixar o projecto morrer, porque ele é muito importante para música e cultura cabo-verdiana.

Conforme indicou, 10 produtores nacionais se mostraram disponível em organizar o AME, tendo sido já criada a Associação Cabo Verde Cultural onde a comissão instaladora já se encontra a trabalhar na organização do evento.

Adiantou que atá o momento já conseguiram mobilizar apoios nacionais e internacionais entre os quais da Sociedade Francesa de Autores (SACEM), que se mostrou disponível em apoiar financeiramente e com artistas, a Câmara Municipal da Praia (CMP) que está engajada na continuação do evento pelo contributo que tem dado para a divulgação da cidade a nível cultural, e do chefe do Governo que disponibilizou 10 mil contos do Fundo do Turismo.

Por seu turno, a consultora Ana Maia, que esteve à frente do evento nas edições anteriores, assegurou que o certame está aprazado para os dias 17, 18 e 19 de Abril do próximo ano e continuará com o mesmo formato.

“Devido ao elevado custo, a IV edição não contará com a habitual feira que visa dar visibilidade aos municípios e ao mercado de uma forma em geral, nem trazer mais do que 20 profissionais internacionais como convidados, mas pretendemos mobilizar mais 20 através de parcerias” suscitou indicando que estão previstas ainda a realização de duas conferências, dois workshops e 20 showcases, sendo 13 para artistas nacionais e sete para os internacionais.

Da parte da Câmara Municipal da Praia, o vereador da Cultura, António Lopes da Silva assegurou deu garantias de que a autarquia praiense vai continuar a ser o parceiro do AME, pelo facto de ser um evento de referência cultural, mas também pela importância que tem tido para a cidade capital, para a cultura e para o País.

O autarca afirmou que vão fazer de tudo para que a IV edição do Atlantic Music Expo seja mais um sucesso.

O AME-CV é uma feira mundial da música, onde profissionais da música, ‘managers’, produtores, jornalistas, empresários, directores de salas e de festivais, agentes, ‘bookers’, distribuidores, videastas, fotógrafos, fabricantes de instrumentos, equipamentos e acessórios diversos, de todo o mundo, expõem os seus produtos e reflectem sobre a sua área de actividade.

O evento promovido pelo MCIC tem sido também palco de amostras de CD, DVD e ‘flyers’, e para demonstração de instrumentos e equipamentos musicais, de conferências, ‘workshops’, ateliês, formação, palestras, debates, sem esquecer os ‘showcases’ e concertos para o público profissional.

Fonte: Inforpress