O avião — um Boeing 737 com 132 passageiros a bordo — pertencia à companhia aérea China Eastern, uma das cinco grandes empresas de aviação da China. Não há informação sobre o número de vítimas.
Um avião com 132 passageiros a bordo despenhou-se na China, noticia a AFP. O número de vítimas mortais ainda não é conhecido.
De acordo com a AFP, o avião — um Boeing 737 — pertencia à companhia aérea China Eastern, uma das cinco grandes empresas de aviação da China, com sede em Xangai.
O avião tinha partido de Kunming, capital da província chinesa de Yunnan, às 13h (5h em Lisboa), e dirigia-se para a cidade de Guangzhou, a cerca de 1.400 quilómetros do local de partida.
Porém, o voo nunca chegou ao destino, tendo desaparecido dos radares pouco antes das 14h30 (6h30 de Lisboa). O avião despenhou-se numa zona rural do sul da China, perto da cidade de Wuzhou, na região de Guangxi.
“Podemos confirmar que o avião se despenhou”, disse a China Eastern Airlines num comunicado citado pela Reuters.
Segundo a televisão estatal CCTV, que a AFP cita, a queda do avião deu origem a um incêndio.
Vídeos partilhados pela televisão estatal através do Twitter mostram uma enorme coluna de fumo na região montanhosa onde o avião se despenhou. É possível ver também imagens dos destroços da aeronave.
Video footage taken by local villagers shows the aftermath of a plane crash in south China on Monday. The Boeing 737 crashed with 132 people on board.
CGTN has the latest updates: https://t.co/KenJaQ0l9O pic.twitter.com/JMHh7viEeA
— CGTN (@CGTNOfficial) March 21, 2022
De acordo com informações recolhidas pelo jornal britânico The Guardian, o avião acidentado tinha seis anos de idade e era do modelo Boeing 737-89P, um dos modelos de aeronave mais comuns do mundo.
Entretanto, a China Eastern Airlines suspendeu todos os seus voos com aquele modelo de aeronave, noticia a televisão estatal chinesa.
Ao mesmo tempo, de acordo com a Reuters, as ações da Boeing caíram cerca de 8% na sequência do acidente.
Por: Observador