O campeonato nacional de basquetebol nacional, em seniores masculino, poderá não ser realizado na data prevista.
É que a equipa do Bairro Craveiro Lopes promete impugnar a prova em tribunal, exigindo a defesa do título conquistado na época passada.
A Associação regional Santiago Sul, está de acordo com o Bairro, tanto que meteu um protesto junto do Concelho Justiça da FCBB, onde reclama a presença do campeão, neste caso o Bairro, para a defesa do título.
No dia 13 de Julho a FCBB enviou o regulamento da prova 2016/17 dos campeonatos seniores e sub 18, em segundo o mesmo o campeão em título não tem o direito de defender o título e o segundo lugar da respectiva prova regional não acompanha o campeão.
Mas a direcção da ARBSS, e o Bairro como parte interessada subscreve, têm outra leitura e dizem que não vai de acordo com o artº 45 ponto 3 alinea a) do regulamento da prova aprovada a 31 de Janeiro conforme acta a que tivemos acesso.
Mas segundo consta existe um outro regulamento, enviado pela antiga direcção liderada pelo André Delgado, ao Mário Correia, em que o ponto 3 diz o seguinte:
“As provas nacionais são organizadas em duas fases, a primeira no sistema de todos contra todos, classificando para a segunda fase os 2 (dois) primeiros classificados, e a fase seguinte jogando a final os 2 (dois) primeiros quando existem apenas 4(quatro) clubes, e primeiro contra quatro, e o segundo contra terceiro, quando existem mais de 4(quatro) clubes, classificando as duas equipas vencedoras da fase eliminatória para a final que é disputada num jogo, nos escalões sub 18 e seniores”
Este último documento enviado em PDF às associações, segundo o actual presidente da ARBSS Eder Pina, não foi o aprovado em AG e foi contestado na altura pela sua direcção mas a antiga direcção recusou.
Segundo Eder Pina, para se aprovar um documento em Assembleia Geral, deve ser enviado antecipadamente para análise e o documento enviado em primeira mão às associações, foi o que dá acesso ao campeão para defesa do título. O mesmo adianta que este documento agora apresentado como o regulamento aprovado no dia 21 de Janeiro, não é o mesmo e que este não pode ser alterado sem uma AG.
Além disso o Bairro reclama a vertente competitiva e desportiva da presença do antigo campeão em prova.
Este é o primeiro capítulo de mais uma novela do desporto cabo-verdiano que começa agora.
A ARBSS aguarda resposta do CJ da FCBB, o Bairro pode avançar com a impugnação e isso pode atrasar o campeonato previsto para o inicio desta semana na cidade da Praia.
Fonte: GreenSports