Presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), Victor Osório, foi quem revelou o convite feito aos rapazes do Sporting Clube de Portugal. E os jogadores estão a ponderar “trocar” a Selecção Nacional portuguesa pela nação da qual são descendentes. A informação foi avançada pela Bola Branca, um programa da Radio Renascença de Portugal, que entrevistou Victor Osório. A Federação de Futebol de Cabo Verde convidou Gelson Martins e Rúben Semedo para integrar a selecção “AA” nacional, estando ambos os jogadores, que têm descendência cabo-verdiana, a ponderar sobre a proposta recebida e em deixar a Selecção Nacional portuguesa eventualmente “pendurada”. O convite foi feito em Junho quando os dois jogadores estiveram de ferias em Cabo Verde. “São dois jogadores que gostaríamos de ver na nossa selecção. Estiveram cá de férias no Verão passado e fizeram uma visita de cortesia à Federação, altura em que fizemos um convite formal para que pensassem na disponibilidade de integrar a selecção de Cabo Verde”, começa por adiantar Vítor Osório, relatando que os dois atletas responderam que iriam “pensar, para o futuro”.
Ainda assim, o líder da Federação de Cabo Verde tem consciência da dificuldade burocrática do processo que, em boa verdade, ainda está na sua génese. “Sabemos que, por questões profissionais, os jogadores descendentes de cabo-verdianos, não podem dar respostas imediatas. Mas a expectativa que temos em relação a esses dois jogadores e a outros é que se disponibilizem para a selecção nacional”, prossegue, mostrando-se “esperançoso” de que os dois produtos das escolas do Sporting possam aceitar o convite, “fintando” as eventuais pressões dos clubes e que ouçam os apelos dos familiares que residem no arquipélago. “Os familiares já estão a puxar para que eles manifestem essa vontade. Temos a noção da complexidade do mundo do futebol e a pressão dos clubes e outros factores mas mantemos essa esperança”, frisa Vítor Osório.
Gelson Martins e Rúben Semedo já registam internacionalizações pelas selecções jovens de Portugal mas os regulamentos da FIFA permitem, nestes casos, que qualquer jogador possa optar por representar outra nação no escalão “AA”. Ora, desbloqueando-se a vontade dos atletas e havendo acordo a outros níveis, a chamada à selecção principal de Cabo Verde caberá sempre, em derradeira análise, “ao seleccionador”. “Naturalmente, terá de haver vontade prévia do jogador para integrar essa convocatória. O seleccionador e a equipa técnica tratam dessas questões, tal como o departamento de futebol.”, recorda o líder federativo. Os dois jogadores tem brilhado no Sporting recebendo imensos elogios por parte da critica. Fonte: Bola Branca/Radio Renascença