Cabo Verde e o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) assinaram esta quinta-feira um acordo de financiamento de 20 milhões de euros para o programa de competitividade do setor privado e o desenvolvimento económico local.
A acto de assinatura aconteceu em Abidjan, Costa do Marfim, e foi rubricado pelo embaixador de Cabo Verde naquele país, Felino Inácio de Carvalho, em representação do Estado de Cabo Verde e a diretora geral para a África Ocidental, Marie-Laure Akin-Olugbade, que esteve em representação do BAD.
De acordo com as informações no site oficial do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), este reforço vai permitir a implementação de medidas para a melhoria do ambiente de negócios e o avanço das políticas para a promoção do desenvolvimento local, através da descentralização e reforço do poder local.
Segundo Inácio Felino de Carvalho, a assinatura deste acordo é muito importante para a consolidação da economia cabo-verdiana, acrescentando que este financiamento irá proporcionar uma melhor qualidade de vida aos cabo-verdianos.
“A assinatura deste acordo é muito importante para a consolidação da economia cabo-verdiana, a competitividade do setor privado e o programa de desenvolvimento local ajudarão a colocar o crescimento de nosso país numa base sólida”, disse.
Conforme o diplomata, nos últimos anos, o Governo de Cabo Verde investiu fortemente em infraestruturas tendo como propósito diversificar a economia das ilhas, sublinhando, por outro lado, que agora o desafio é capacitar o sector privado para impulsionar o crescimento, a criação de empregos e a redução da pobreza.
Por seu turno, a directora geral para a África Ocidental, Marie-Laure Akin-Olugbade, afirmou que este programa visa fortalecer a competitividade do setor privado e das entidades locais para o crescimento e a criação de empregos e acelerará o desenvolvimento local.
O referido empréstimo faz parte de um programa de dois anos e poderá evoluir até 40 milhões de euros a serem desembolsados em duas parcelas iguais em 2018 e 2019.
Os fundos ajudarão o novo Plano Estratégico de Cabo Verde para o Desenvolvimento Sustentável (PEDS) 2017 -2021, que o BAD está a apoiar o arquipélago através de sua competitividade no setor privado e programa de desenvolvimento econômico local.
Por: Inforpress






