Na primeira edição do índice de Liberdade Humana elaborado pelo instituto Cato, Cabo Verde no continente africano é o segundo país mais livre.
Baseando-se em 76 indicadores de liberdade pessoal e económico, em áreas que vão desde o cumprimento da lei, à segurança, religião, tamanho do governo, circulação até liberdade de circulação.
O relatório foi escrito por Ian Vásquez e Tanja Pocnik e é “o índice mais abrangente criado até agora para um conjunto suficientemente significativo de países”.
Classificando os países, 152 foram avaliados, de 0 a 10 Cabo Verde conseguiu 8.23 no critério da liberdade individual e 6.54 na liberdade económica. Somando os pontos a nota final do arquipélago é de 7.39. Cabo Verde é o segundo país de África com mais pontos e a nível mundial esta na posição 54.
Os dez países com maior liberdade humana são Hong Kong, Suíça, Finlândia, Dinamarca, Nova Zelândia, Canadá, Austrália, Irlanda, Reino Unido e Suécia.
Em relação aos países de Língua Portuguesa, Portugal esta no 25.º, Brasil 82.º, Timor-Leste 103.º, Moçambique 116.º, Guiné-Bissau 131.º e Angola (135). São Tomé e Príncipe e a Guiné Equatorial, não foram incluídos no estudo.