Cabo Verde irá competir em seis modalidades nos Jogos da CPLP que realiza-se em São Tomé e Príncipe

568

A verba está desbloqueada e Cabo Verde vai marcar presença nos XI Jogos Desportivos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) a realizar-se de 21 a 28 de julho próximo, em São Tomé e Príncipe (STP).

O valor disponibilizado, conforme adiantou o Diretor Geral do desporto, Anildo Santos, é de um milhão, trezentos e oitenta mil escudos cabo-verdianos (1.380.000) para que todas as modalidades possam fazer atempadamente o seu preparo para a participação neste grande evento desportivo, considerado uma verdadeira festa da lusofonia.

Anildo Santos avançou que Cabo Verde estará representado em todas as modalidades que compõem o repertório do certame, nomeadamente atletismo (masculino e feminino), atletismo para portadores de deficiência, basquetebol 3×3 (feminino), futebol (masculino), taekwondo (masculino e feminino) e voleibol de praia (masculino e feminino).

Relativamente ao número de participantes, a delegação cabo-verdiana será composta por 69 agentes desportivos, incluindo 46 jovens atletas, 11 treinadores, um árbitro, seis dirigentes para cada modalidade, três representantes do Ministério do Desporto e mais três agentes de saúde, representando um investimento de 17 mil contos.

A delegação cabo-verdiana terá como chefe de missão, a técnica da DGD Idalina Almeida e como chefe da delegação a São Tomé e Príncipe, o técnico Dário Furtado.

O Diretor Geral do Desporto destacou que todas as condições já estão criadas a nível de saúde, tendo realçado que a equipa dos agentes de saúde será liderada pelo Dr. Nuno Martins, um “conceituado médico com experiência nestas participações com as delegações desportivas”.

Uma vez que STP é um país de clima tropical com chuvas em abundância e com “alguma dificuldade de saúde pública”, o Ministério do Desporto trabalhou atempadamente junto da Direção Nacional de Saúde e da Inpharma para as vacinações preventivas dos jovens atletas.

Anildo Santos frisou, igualmente, que Cabo Verde irá ajudar São Tomé e Príncipe na formação a nível do basquetebol, uma solicitação feita por aquele país, pelo que o selecionador de Cabo Verde de basquetebol, Emanuel Trovoada, deslocar-se-á na próxima semana a STP, para organizar uma formação aos agentes desportivos locais, no âmbito destes Jogos Desportivos da CPLP.

O Presidente do Comité Paralímpico de Cabo Verde (COPAC), Rodrigo Bejarano, enquanto representante das modalidades selecionadas e presente na assinatura do protocolo considerou o momento como sendo de grande importância, pois segundo o mesmo, as modalidades que irão participar já estão a trabalhar para o sucesso nestes Jogos da CPLP que representam muito para ao futuro do desporto na comunidade.

São Tomé e Príncipe prepara-se, assim, para acolher cerca de 700 atletas, técnicos e dirigentes provenientes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, Timor-Leste e Guiné-Equatorial, pela primeira vez.

De referir que os XI Jogos Desportivos da CPLP têm como objetivo o reforço da solidariedade, da cooperação e da amizade entre os povos desta comunidade, principalmente entre os atletas e agentes desportivos participantes no evento. Recordamos, ainda, que a X edição desses Jogos destinados a atletas sub-16 a 17 foi realizada em Julho de 2016 na Ilha do Sal, em Cabo Verde.

Por: DGD