Cabo Verde: Livro escolares usados por alunos com muitos erros de português

1044

Livros escolares de vários anos de ensino usados em Cabo Verde têm centenas de erros, revelam dados da Direção Nacional da Educação apresentados nesta segunda-feira depois de terem sido denunciadas várias falhas em manuais do 1.º ciclo.

Foto de DTudo1Pouco. O ano lectivo 2017/2018 arrancou em Cabo Verde com um novo plano curricular experimental para o ensino básico com a introdução de nove novos manuais para os 1.º, 2.º, 3.º, 4.º, 5.º e 7.º anos de escolaridade, cadernos de exercícios, manuais de professores e CD interactivos.

O novo plano, a introduzir gradualmente, prevê um reforço da língua portuguesa, das ciências e da matemática, mas os manuais experimentais de matemática apresentam vários erros, que estão a ser denunciados pelos pais.

No livro de matemática para o 1º e 2º anos, por exemplo, os erros começam na capa, onde está escrito «Matimatica Manual» em vez de Manual de Matemática, sendo que no interior constam exercícios escritos em inglês, trocas na identificação de figuras (um hexágono passa a pentágono e vice-versa), exercícios de exemplo com resultados errados (2 x 3 = 12), entre outras falhas.

Há ainda a indicação de meses com o número de dias errado (dezembro tem apenas 30 dias) e exercícios em que é pedido para decompor, por exemplo, 5.000 = 9.000X—– ou 11.000X—-.

A diretora nacional da Educação, Adriana Mendonça, que surge como a responsável pela revisão, admitiu, nesta segunda-feira, em conferência de imprensa, o que classificou como «gralhas», adiantando que não «deveriam lá estar».

Ressalvou, porém, que não se trata de um fenómeno restrito apenas aos manuais experimentais, mas que abrange também os manuais antigos em vigor.

Segundo os dados disponibilizados por Adriana Mendonça, o Ministério da Educação, está a fazer a identificação dos erros em todos os manuais e registou, até ao momento 266 erros e sugestões de alteração em manuais de várias disciplinas do 2.º ao 6.º ano.

Disse ainda que estão a ser produzidas erratas e foram feitas acções de formação destinadas a orientar os professores na forma como ultrapassar estas incorrecções.

A língua portuguesa é a disciplina com mais erros assinalados nos vários anos.

Fonte: Lusa