Cabo Verde quer ficar fora da lista dos afetados pelo vírus
O governo de Cabo Verde anda a trabalhar para retirar o país da lista dos que estão afectados pelo vírus Zika.
A ministra do Turismo cabo-verdiana, Leonesa Fortes, defende não existirem razões para Cabo Verde figurar na lista de países com epidemia de vírus Zika, adiantando que as autoridades estão a trabalhar para retirar o país desse grupo.
“Nas ilhas turísticas praticamente não registamos nenhum caso e o Ministério da Saúde está em articulação com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e autoridades, nomeadamente dos EUA, no sentido de Cabo Verde ser retirado dessa lista”, disse Leonesa Fortes, em declarações ao jornal “A Nação”.
Cabo Verde registou entre Setembro e Dezembro cerca de 4.200 casos suspeitos de infecção por vírus Zika, sobretudo nas ilhas de Santiago, Fogo e Maio. Não foi registada qualquer morte associada a este vírus.
Nas últimas quatro semanas a média semanal de casos tem sido de cerca de 120, contra os cerca de 200 nas semanas anteriores e os 400 no início do surto em Setembro.
“Os dados mostram que Cabo Verde não está a padecer de nenhuma epidemia de Zika e não está em nenhuma situação que possa suscitar cuidados especiais da parte daqueles que nos visitam”, assegura Leonesa Fortes.
A inclusão de Cabo Verde na lista dos países com epidemias de vírus Zika está a ter impacto no mercado turístico, com algumas agências a registarem cancelamento de reservas.
Fonte: Lusa






