Cabo Verde foi selecionado pelo Millennium Challenge Corporation para um novo compacto dentro do programa de concessão de cinco anos. Para além de Cabo Verde, Tanzânia e Filipinas também foram selecionados.

“A escolha de Cabo Verde, das Filipinas e da Tanzânia pelo Conselho faz avançar a missão da MCC de forjar parcerias fortes com países que demonstraram um compromisso com a governação democrática, o investimento no seu povo e a liberdade econômica”, disse a Directora Executiva da MCC, Alice Albright.

O Conselho do MCC selecionou Cabo Verde, antigo parceiro do pacto, como elegível para desenvolver um pacto regional em reconhecimento do compromisso do país com a governação democrática e os seus desafios significativos de desenvolvimento e redução da pobreza. Com esta nova parceria, a MCC apoiará Cabo Verde na geração de crescimento económico através de uma integração mais profunda com a região da África Ocidental.

Criada em 2004, a MCC é uma agência de assistência externa do Governo dos E.U.A., concebida para executar programas que reduzam a pobreza nos países em desenvolvimento através do crescimento econômico.