Cabo Verde torna-se na quarta-feira o primeiro país do continente africano a aderir à Aliança para a Descarbonização dos Transportes, que visa promover a descarbonização dos sistemas de mobilidade e transportes, informa uma nota do Governo.
O executivo cabo-verdiano refere na mesma nota que, integrado no Programa Nacional para a Sustentabilidade Energética (PNSE) 2017-2021, o Governo de Cabo Verde aprovou, através da resolução do Conselho de Ministros, a Carta de Política para a Mobilidade Elétrica.
O objetivo do documento é “estabelecer a visão estratégica e as medidas a adotar no sentido de promover e acelerar a transição para a utilização de veículos elétricos no país, em substituição dos veículos térmicos movidos a combustíveis fósseis”.
A Aliança para a Descarbonização dos Transportes é “uma aliança global de países, cidades e empresas, oficialmente lançada em maio de 2018, em Leipzig, Alemanha, por iniciativa de Portugal, França, Holanda e Costa Rica, com o fino propósito de promover a descarbonização dos sistemas de mobilidade e transportes, e acelerar as ações necessárias para atingir a neutralidade carbónica (emissões de CO2 equivalentes à captura de CO2) até ao ano 2050”.
Por: Lusa





