Cabo Verde vai receber 1.35 milhões de dólares para mudanças climáticas

667

Três países africanos foram contemplados com 1.35 milhões de dólares para a mobilização de financiamento para projectos à volta do clima.

O Fundo Africano para Mudanças Climáticas (ACCF) anunciou na passada sexta-feira a aprovação de 3 projectos no total de 1.35 milhões de dólares para alavancar a prontidão de Cabo Verde, Quénia e Suazilândia na mobilização de financiamento para projectos à volta do clima, necessários para alcançar os objectivos nacionais de desenvolvimento sustentável.

O Fundo Africano para Mudanças Climáticas foi criado pelo Banco Africano do Desenvolvimento em 2014 com um contributo de 4.725 milhões de euros da Alemanha.

Cabo Verde vai receber 1.35 milhões de dólares que verão ser investidos para desenvolver acções de mitigação nacionalmente apropriadas (NAMAs) para dois sectores estratégicos: energia e resíduos.

Com a aprovação da atribuição do fundo a Cabo Verde, ao Quénia e a Suazilândia o ACCF espera ajudar importantes agência e instituições destes países a posicionarem-se estrategicamente de modo a concorrerem e acederem ao financiamento em prol da redução da vulnerabilidade climática e priorizar projectos de desenvolvimento com recurso a pouco carbono de modo a contribuírem para os objectivos nacionais de desenvolvimento.

Fonte: A Voz