Câmara Municipal da Praia desactiva temporariamente cemitério de Achada São Filipe

536

A Câmara Municipal da Praia desactivou temporariamente o cemitério de Achada São Filipe para trabalhos de escavação de novos covatos, informou hoje à Inforpress o vereador do Ambiente e Saneamento, António Lopes da Silva.

Conforme a mesma fonte, esta suspensão já demora cerca de 15 dias. Sendo assim os enterros estão a ser realizados apenas no cemitério da Várzea, o mais antigo, inaugurado há centenas de anos.

“Nada de especial está a acontecer. Os enterros estão a ser feitos no cemitério da Várzea porque ali há mais covatos e estamos a preparar novos covatos no cemitério de São Filipe”, disse António Lopes da Silva, dando conta que a zona onde foi construído o cemitério de São Filipe tem muitas pedras e os covatos têm que ser feitos com máquina.

A mesma fonte garantiu ainda que na próxima segunda-feira, 22 de Abril, as cerimónia fúnebres voltarão a acontecer no novo cemitério de São Filipe.

O cemitério municipal de Achada São Filipe entrou em funcionamento a 02 de Novembro de 2017, visando ultrapassar as dificuldades na realização de funerais, face ao esgotamento dos espaços no campo-santo da Várzea.

Na altura, em conferência de imprensa, a então vereadora dos Recursos humanos e Assuntos Jurídicos, Edna Oliveira, disse que o novo sepulcrário iria resolver uma série de problemas, entre os quais, a superlotação do cemitério da Várzea e o congestionamento do trânsito que se faz sentir na capital, aquando da realização de cortejos fúnebres.

A entrada em funcionamento do novo cemitério, segundo a ex-vereadora, não implicaria o encerramento do sepulcrário da Várzea, pelo que os jazigos já adquiridos poderiam continuar a ser utilizados e visitados no horário normal.

Por: Inforpress