Começou hoje o Campeonato Africano das Nações na Guiné Equatorial com dois jogos do Grupo A onde a equipa anfitriã cedeu um empate.
Antes do primeiro jogo teve a cerimonia de abertura com espectáculos musicais no Estádio da Bata mesmo estádio onde uma hora depois aconteceu o primeiro jogo. A Guiné marcou primeiro aos 16 minutos por Emilio Nsue mas o Congo empatou, aos 83′, por Thievy Bifouma. O Congo não marcava um golo na fase final do CAN há 23 anos e com o golo de hoje quebrou o enguiço.
[vsw id=”WMtGbb1NlgY” source=”youtube” width=”425″ height=”344″]
O Gabão liderá o Grupo A depois de vencer o vice-campeão da ultima edição do CAN, o Burkina Faso, por 2-0. A equipa do treinador português Jorge Costa, o Gabão, teve os seus golos marcados por Aubameyang e Evouna.
[vsw id=”fNepkKpfoyw” source=”youtube” width=”425″ height=”344″]
O Burkina Faso nunca ganhou um jogo de abertura enquanto que há cinco anos que um treinador português não vencia um jogo do CAN e Jorge Costa conseguiu este feito. O ultimo foi Manuel José com Angola.
O Gabão lidera o Grupo A com três pontos enquanto que a Guiné Equatorial e o Congo tem um ponto cada. O Burkina Faso esta em ultimo lugar sem nenhum ponto.