O selecionador de Angola, o português Pedro Gonçalves, anunciou ontem os 23 pré-selecionados para a 34ª edição da Taça das Nações Africanas de futebol (CAN2023), que vai ser disputada em janeiro, na Costa do Marfim.
A seleção angolana concentra-se a partir de 02 de janeiro e viaja, depois, para o Dubai, onde vai realizar o estágio. Antes do arranque da competição africana, vai defrontar o Bahrain e depois o Egito ou a República Democrática do Congo.
Pedro Gonçalves, que assegurou que os atletas que não foram selecionados podem fazer parte da lista de convocados caso haja desistências, manifestou a vontade de vencer jogo a jogo na CAN2023.
“Queremos jogar futebol positivo, respeitando os adversários, com destaque para a Argélia, que é candidata ao título, mas isso só nos pode capacitar ainda mais. Vamos querer ganhar jogo a jogo” disse.
Angola, que está no Grupo D, estreia-se em 15 de janeiro, diante da Argélia, dois dias depois do arranque da competição. Cinco dias depois, defronta a Mauritânia, e encerra a fase de grupos frente ao Burkina-Faso, em 23 de janeiro.
Lista dos jogadores convocados:
– Guarda-redes: Neblú (1.º de Agosto), Kadu (Oliveira do Hospital, Portugal) e Dominique (Etoile Corouge, Suíça).
– Defesas: Tó Carneiro, Eddie Afonso e Quinito (Petro de Luanda), Jonathan Buatu (Valenciennes, Suíça), Kialonda Gaspar (Estrela da Amadora, Portugal), Loide Augusto (Alanyasport, Turquia), Núrio Fortuna (Gent, Bélgica).
– Médios: Fredy (Eyupspor, Turquia), Beni (Casa Pia, Portugal), Bruno Paz (Konaysport, Turquia), Keliano Manuel (Estrela da Amadora, Portugal), Show (Maccabi Haifa, Israel), Estrela (Erzurumsport, Turquia).
– Avançados: Zine (AEK Atenas, Grécia), Mabululu (Ittihad Alexandria, Egito), Milson (Maccabi Tel Aviv, Israel), Gelson Dala (Al Wakrah, Qatar), Jerémi Bela (Clermont, França), Mbala Nzola (Fiorentina, Itália) e Zito Luvumbo (Cagliari, Itália).