O cardeal Dom Arlindo Furtado, a convite do Papa Francisco, participa no Vaticano, de 03 a 28 deste mês na XV Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos.
É a primeira vez que o bispo de Santiago toma parte neste “importante” evento do governo da Igreja Católica, segundo o jornal Terra Nova.
O Sínodo dos Bispos, que reúne centenas de prelados representantes de todas as conferências episcopais da Igreja Católica, vai discutir questões atinentes à juventude, com o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.
Dom Arlindo foi directamente nomeado membro do Sínodo pelo Papa Francisco, já que o representante da Conferência Episcopal da qual Cabo Verde faz parte é o cardeal André GUEYE, bispo de Thiès, no Senegal.
A palavra “sínodo”, recorde-se vem de duas palavras gregas: “syn”, que significa “juntos”, e “hodos”, que significa “estrada ou caminho”. Logo, o Sínodo dos Bispos pode ser definido como uma reunião do episcopado da Igreja Católica com o Papa para discutir algum assunto em especial, auxiliando o Santo Padre no governo da Igreja.
Por: Inforpress