Os brasileiros da InterCement e a Cimpor assinaram acordo de venda das operações da Cimpor não só em Portugal como em Cabo Verde, um acordo confirmado em comunicado enviado às redações. O comprador é um grupo turco chamado OYAK, que está presente em 19 países.
“Esta transação enquadra-se no plano de redução da dívida do Grupo publicamente anunciado pela InterCement e pela Cimpor, em resposta à adversidade do contexto que se tem observado nos mercados da América do Sul, especialmente no Brasil”, indicou o grupo brasileiro e a Cimpor, salientando que a operação aguarda a aprovação por parte dos supervisores competentes.
”O grupo comprador emprega atualmente cerca de 30 mil pessoas em 19 países, registou em 2017 um volume de negócios de 10,2 mil milhões de dólares e opera em diversas industrias (cimento e betão, mineração e metalurgia, automóvel, energia e química) e serviços (financeiros e logísticos). A sua subsidiária OYAK Cement, conta com sete fábricas integradas de cimento e três moagens com uma capacidade anual de produção de 12 milhões de toneladas por ano, 45 centrais de betão e uma fábrica de sacos de papel”, pode ler-se no comunicado.
As empresas garantem, também, que “esta aquisição da Cimpor Portugal e Cabo Verde contempla a manutenção das estruturas humanas destas empresas”.
Por: Lusa





