CMP homenageá soldado cabo-verdiano morto no Afeganistão

581

A Câmara Municipal da Praia homenageou nesta manhã, de sabado, o primeiro soldado cabo-verdiano, Alberto Silveira Montrond, morto na guerra do Afeganistão em 2006.

 

A cerimónia aconteceu na Praceta, Alberto Montrond, Achada Grande Frente na presença dos familiares e o Embaixador dos Estados Unidos de América.

“Montrond Lutou pela paz no mundo e queremos que esta praça signifique isto também: paz amor e tolerância. Os nossos jovens e as pessoas que moram aqui em Achada Grande Frente têm que preservar esta praça. É com valores que fazemos qualquer processo de transformação de qualquer país. Valores de educação, paz, boa relação e de muita tolerância”, afirmou Ulisses Correia e Silva, presidente da Câmara Municipal da Praia.

Alberto Silveira Montrond nasceu em 1978 na Cidade da Praia e foi para os EUA com 7 anos. O soldado morreu no decurso de uma operação realizada em Fevereiro de 2006, durante uma missão ao serviço do Batalhão de Apoio do Grupo das Forças Especiais (Airborne), quando um explosivo detonou na zona onde se encontrava, na região central do Afeganistão. O oficial tinha 27 anos.

Em Abril de 2013, o Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, distinguiu o como forma de reconhecer a sua dedicação.