Conselho de Ministros aprova extensão de avales aos financiamentos bancários da TACV

313

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira a resolução que autoriza a Direção-Geral do Tesouro a conceder uma extensão dos avales dos financiamentos bancários que a Transportes Aéreos Cabo Verde (TACV) contraiu junto da Caixa Económica.

Em conferência de imprensa hoje a ministra da Presidência de Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, Janine Lélis, explicou que com essa resolução o executivo está a estender o período de validade dos avales já existentes, cujo término estava previsto para este mês de Fevereiro e vai ser prolongado por mais um ano.

“Portanto, não se trata de novos avales, mas tão simplesmente da extensão do que já existem e que já foram publicados em Boletim Oficial”, realçou frisando que a mesma se enquadra dentro do plano de estabilização e retoma da TACV que está a ser implementado seja a nível da reestruturação do pessoal e seja a nível da reorganização operacional.

“A semelhança do que aconteceu no ano passado, este ano é preciso dar seguimento e continuidade a este plano de estabilização e está prevista a aquisição por via de leasing de uma segunda aeronave. Então há essa extensão desses avales exactamente para permitir a TACV honrar com os seus compromissos junto da Caixa Económica de Cabo Verde”, sustentou

Durante a reunião ministerial, o Governo aprovou o acordo de financiamento entre Cabo Verde e Unicredit Bank da Áustria para o projecto de dessensibilização de águas na ilha da Boa Vista.

Segundo Janine Lélis, com a aquisição desse dessalinizadora com capacidade para produção diária de cinco mil metros e intenção do executivo de vencer o desafio de disponibilização de água potável para ilha da Boa Vista numa perspectiva que ela seja mais permanente a um menor custo.

O projecto está orçado em 11 milhões de euros e a perspectiva é que a dessalinizadora esteja a funcionar no final deste ano e a fornecer água à população da Boa Vista.

O Conselho de Ministros aprovou ainda o diploma que regula a constituição de bancos virtuais e digitais em Cabo Verde atribuindo ao Banco de Cabo Verde (BCV) a competência de regulação e supervisão.

Fez ainda a alteração às normas vigentes referente a domínio .CV maximizando aquilo que são as potencialidades do domínio, isto no âmbito do desenvolvimento da economia digital e da promoção de Cabo Verde a nível internacional.

Por: Inforpress