O consulado honorário de Portugal na ilha de São Vicente vai passar a escritório consular, mantendo todos os actuais serviços.
A informação foi avançada pela Embaixada de Portugal em Cabo Verde. “O consulado honorário de Portugal no Mindelo será transformado num escritório consular mantendo todos os serviços existentes”, adiantou a embaixada, através da sua página na rede social Facebook, desmentido rumores de que a estrutura consular ia fechar.
De acordo com a embaixada, “a criação do escritório consular permitirá reforçar os serviços, estando prevista a possibilidade de emissão de cartão do cidadão no decurso do primeiro semestre de 2017”.
“Esta mudança não implicará a suspensão dos serviços”, sublinha a embaixada.
A mudança de estatuto da representação portuguesa coincide com a saída de funções, após 25 anos, da atual cônsul honorária de Portugal no Mindelo, Rosália de Vasconcelos.
Rosália de Vasconcelos será condecorada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, hoje, terça-feira, com a comenda da Ordem do Infante D. Henrique pelos serviços prestados a Portugal.
Fonte: Lusa