Covid-19: 5 agentes da Polícia Nacional infectados

1007
Emanuel Estaline Moreno revelou a Radio de Cabo Verde (RCV) que cinco agentes da Policia estão infectados com a Covid-19 e cerca de vinte estão em quarentena.

O Director da Polícia Nacional diz que a instituição tem estado, permanentemente, a alertar os seus efetivos para a necessidade de redobrarem os cuidados no que diz respeito às orientações das autoridades sanitárias.

“Neste momento estamos com cinco efectivos doentes com o novo coronavírus e mais cerca de 20 estão em quarentena. Desses, alguns já temos os resultados dos testes, deram negativos. Portanto, vamos adoptando as medidas estabelecidas para que, de facto, não haja mais contágios entre os elementos da Polícia Nacional”

O responsável da Policia Nacional reconhece que esta situação tem criado constrangimentos à corporação.

No que tange a reta final da segunda fase do Estado de Emergência, Emanuel Estaline Moreno faz balanço positivo mas adverte que os cidadãos precisam colaborar mais.

“Cerca de 247 viaturas foram detidas nestas circunstâncias. Também, de acordo com as normas estabelecidas, coimamos pessoas singulares e colectivas que desobedeceram as medidas e as orientações das autoridades. Em termos de estabelecimentos comerciais, bares e similares, fizemos mais de 2 mil fiscalizações, encerrámos um número considerável de estabelecimentos que foram encontrados a trabalhar para além do horário estabelecido. Os números falam por si, pelo que podemos considerar os resultados positivos. Mas, há situações ainda que precisam ser melhorados, sobretudo na questão dos bancos, os mercados carecem de alguma atenção.”

Estaline Moreno alerta que os cidadãos devem ajudar nesta luta para evitar consequências mais graves. Nas ilhas onde foi levantado o Estado de emergência, a Policia Nacional esta a adaptar o seu plano em função da situação.
“A situação tem melhorado, mas temos deparado com a questão dos pedidos de viagens entre ilhas. Mas, estão a fazer valer a autoridade do Estado nas situações de incumprimento dessas medidas que foram estabelecidas com o Estado de Emergência”.

Por: RCV