Em Fevereiro deste ano, logo apos o CAN de Andebol, Elcio Fernandes, guarda-redes de 23 anos, deixou a segunda divisão de Portugal para jogar na primeira divisão de Espanha.
O Liberbank Cantabria Sinfín é a nova casa de Élcio Fernandes, guarda-redes de 23 anos, que em Janeiro esteve com a seleção cabo-verdiana de andebol, no Campeonato Africano das Nações, na Tunísia, onde Cabo Verde acabou por ficar em quinto lugar, garantindo um lugar no Mundial.
Élcio Carvalho, 23 anos, com 1,94 m de altura e 104 kg, é proveniente do Juventude Desportiva do Lis, da segunda divisão portuguesa de andebol. Falamos com o Elcio Fernandes que contou como estão as coisas em Espanha, devido ao novo coronavírus.
DTudo1Pouco: Foste uma grande transferência, no ceio crioulo, da segunda divisão portuguesa para a primeira de Espanha. Era algo que estavas a espera?
Elcio Fernandes: Não o meu objetivo a curto prazo era chegar à uma primeira divisão mas nunca me passou pela cabeça que seria em Espanha.
DTudo1Pouco: Quantos jogos em Espanha?
Elcio Fernandes: Até agora, só foram 4 jogos.
DTudo1Pouco: Já estavas adaptado?
Elcio Fernandes: Pode se dizer que sim, já estava adaptando a nova realidade
DTudo1Pouco: O Covid-19 parou a Espanha por completo, incluindo o andebol. Que medidas tomou o teu clube?
Elcio Fernandes: O meu e creio que todos os outros, suspenderam os treinos nos pavilhões, passaram um plano de treinos para se fazer em casa e vão ligando a saber como se está.
DTudo1Pouco: E agora, qual o futuro? Vais continuar ali?
Elcio Fernandes: Não sei, temos que esperar as coisas normalizarem um pouco só depois vou saber. Mas gostava de continuar aqui.
DTudo1Pouco: E a seleção, depois deste feito de qualificar para o Mundial, e com o Covid-19, com atletas parados, deverá a provar, programada para janeiro de 2021, ser adiada? Qual a tua leitura?
Elcio Fernandes: Eu sou da opinião que o mundial em condições normais devia ser no final da época ainda mais agora com o que se está a passar penso que para o bem de todos se devia adiar.