O Presidente cabo-verdiano disse nesta terça-feira que anuncia na hoje, quarta-feira, a decisão sobre o prolongamento ou não do estado de emergência nas ilhas de Santiago e da Boa Vista, as únicas ainda com casos ativos de coronavírus no arquipélago.
Jorge Carlos Fonseca falava à saída de uma reunião, na cidade da Praia, com o Governo para avaliação do estado de emergência nas ilhas de Santiago e da Boa Vista, em vigor até às 24:00 de quinta-feira, e decidir sobre o seu prolongamento ou não.
Além do primeiro-ministro, na reunião participaram os ministros da Saúde, Arlindo do Rosário, e da Administração Interna, Paulo Rocha, – por vídeoconferência a partir da ilha da Boa Vista – e o diretor nacional da Saúde, Artur Correia.
Apesar de ter tido outras consultas, entre elas com o ex-Presidente Pedro Pires, o chefe de Estado disse aos jornalistas que ainda não formulou uma decisão.
“Fizemos agora um exercício de reflexão sobre dados mais concretos sobre a evolução da epidemia e vou precisar ainda de hoje até amanhã de retomar o contacto com o primeiro-ministro [Ulisses Correia e Silva] e fazer outro tipo de consultas e então estarei habilitado para, se puder ser às 20:00 amanhã (quarta-feira), comunicar a minha decisão”, disse Jorge Carlos Fonseca.
No total, Cabo Verde já registou 267 casos de covid-19 desde que o primeiro doente foi diagnosticado, em 19 de março, distribuídos pelas ilhas de Santiago (208), Boa Vista (56) e São Vicente (03).
A Praia (ilha de Santiago), com casos diários da doença, que totalizam já 204 diagnosticados em pelo menos 25 bairros da cidade, é o principal foco de preocupação das autoridades, por estar em situação de transmissão comunitária da covid-19.
Do total, 61 doentes são considerados recuperados – entre eles todos os três em São Vicente -, enquanto duas pessoas acabaram por morrer, uma na Praia e outra na Boa Vista, dois foram transferidos para os seus países, totalizando 202 casos ativos no arquipélago.
As ilhas de Santiago e da Boa Vista, por concentrarem os casos de covid-19 em Cabo Verde, são as únicas que permanecem em estado de emergência, até às 24:00 de 14 de maio.
Por: Lusa