As autoridades de Cabo Verde não realizaram testes do novo coronavírus no país no fim de semana porque os equipamentos do Laboratório de Virologia encontram-se em manutenção, anunciou hoje o Ministério da Saúde e da Segurança Social.
“O Ministério da Saúde e da Segurança Social vem por este meio informar que, por razões técnicas, não foram realizados exames no laboratório de virologia durante o fim de semana. Os equipamentos encontram-se em manutenção e estão a ser envidados esforços para, ainda hoje, haver algum resultado”, informou o Ministério cabo-verdiano, em comunicado.
Na nota, o ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, garantiu que assim que possível, serão divulgados os resultados dos exames.
Enquanto isso não acontece, disse que os serviços de saúde cabo-verdianos já têm indicações para manterem todos os casos suspeitos em isolamento.
“E todas as pessoas que estão em quarentena, deverão cumprir as orientações das Delegacias de Saúde, nomeadamente a permanência no domicílio, o distanciamento físico, a utilização de máscaras e a lavagem frequente e regular das mãos com água e sabão”, recomendou.
Quanto aos testes rápidos, o Ministério da Saúde indicou que “poderão ser aplicados em situações específicas”.
Cabo Verde regista um acumulado de 328 casos de covid-19, distribuídos pelas ilhas de Santiago (269), Boa Vista (56) e São Vicente (03, todos recuperados), três óbitos e 85 doentes recuperados.
Dois turistas estrangeiros infetados regressaram ainda em março aos países de origem.
Assim, permanecem ativos em Cabo Verde, em isolamento, 238 casos, mas mais de 75% dos infetados estão assintomáticos.
A Praia continua a concentrar cerca de 80% dos casos da doença em Cabo Verde, com 233 ativos, de um total acumulado de 262.
Por: Lusa






