Curiosidades sobre o CAN 2015

1009

Começa amanha, sábado 17, a 30ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN) 2015 que terá lugar na Guiné Equatorial.

A primeira selecção a vencer o CAN foi o Egipto que levantou o troféu em 1957, data da primeira edição da prova, e essa mesma selecção é a que tem mais títulos num total de 7, seguido pelos Camarões e Gana que tem 4 cada um, a Nigéria é a que se segue com 3.

Claude Le Roy de 66 anos é um dos mais antigos treinadores do CAN 2015 onde já esteve em sete fases finais do CAN. Neste CAN será a sua oitava participação como treinador. Nesta edição ele está ao serviço do Congo, o quinto país que o Le Roy leva a uma fase final.

Le Roy já venceu o torneio com os Camarões em 1988, tendo terminado como vice-campeão também no comando dos Leões Indomáveis, dois anos antes. Ficou em terceiro lugar com o Gana em 2008 e foi um semi- finalista com o Senegal , em 1990 .

Apenas uma vez – na última edição do torneio, como treinador do DR Congo – Le Roy não conseguiu chegar às quartas -de-final .

 

Falando ainda sobre treinadores neste CAN apenas 3 treinadores são africanos. Apenas a Zâmbia, treinado por Honra Janza, África do sul liderado por Efraim Mashaba e R. D. Congo por Florent Ibenge, são as selecções que tem treinador africano, as outras 13 selecções tem treinador estrangeiro.

Africa do Sul: Ephraim Mashaba (sul africano)
Algeria: Christian Gourcuff (Francês)
Burkina Faso: Paul Put (Belga)
Camarões: Volker Finke (Alemão)
Cabo-Verde: Rui Aguas (Português)
Congo: Claude Le Roy (Francês)
Costa de Marfim: Hervé Renard (Francês)
Gabão: Jorge Costa (Português)
Gana: Avram Grant (Israelita)
Guiné: Michel Dussuyer (Francês)
Guiné Equatorial: Esteban Becker (Argentina)
Mali: Henryk Kasperczak (Franco-polonês)
RD Congo: Florent Ibenge (Congolês)
Senegal: Alain Giresse (Francês)
Tunisia: Georges Leekens (Belga)
Zâmbia: Honour Janza (Zambiano)

 

O guarda-redes da República Democrática do Congo, Robert Kidiaba [38 anos], é o jogador mais velhos da prova. Este guarda-redes nasceu a 1 de Fevereiro de 1976.

O sul-africano Jackson Mabokgwane é o jogador mais jovem com apenas 16 anos. O guarda-redes irá completar os 17 anos a 18 de Janeiro.

 

Cabo Verde não podia ficar de fora deste leque de curiosidade.

A selecçao cabo-verdiana de futebol é a única selecção que não tem nenhum jogador que actua no país, todos os 23 convocados jogam no estrangeiro. Camarões, Argélia e Costa do Marfim agrupam-se, também, às selecções que têm os 20 ‘jogadores base’ que jogam pelas equipas estrangeiras.

 

Bruno da Moura

Fonte: Karambola e CANlendar