A delegada de Saúde da Praia, Ulardina Furtado, confirmou hoje que foi notificada sobre uma intoxicação alimentar que aconteceu com pessoas que participaram na festa de réveillon “ALOHA”, na Prainha.

Em declarações à Inforpress, Ulardina Furtado explicou que se trata de um tipo de acontecimento que, quando detectado, os médicos devem comunicar a delegacia de saúde para investigação.

“Ontem fomos notificados e hoje estamos a colher, junto do hospital e outros serviços de saúde, informações para que possamos ter dados fiáveis para depois entrar em contacto com a organização da festa”, disse.

Ainda segundo a delegada de saúde, neste momento, é difícil ir ao local e encontrar o produto consumido para que seja suspenso o seu consumo.

Afirma, no entanto, que o serviço da Delegacia de Saúde da Praia vai visitar o local e fazer recomendações, já que ainda estão pessoas internadas devido ao problema de intoxicação alimentar.

A Sigui Sabura & Grupo Mirage, empresa organizadora, ao tomar conhecimento dos casos de intoxicação alimentar emitiu um comunicado em que afirma ser difícil de se dectectar “salmonela” por não emitir odores e nem alertar no “aspecto visual”, mas diz lamentar “profundamente” o sucedido.

“Pedimos que se sentiram mal-estar, cólicas, vômitos, diarreia, que se dirijam, de imediato, a uma unidade de saúde para que possa ser administrada medicação correcta”, lê-se no comunicado da Sigui Sabura & Grupo Mirage.

Nas redes sociais, alguns internautas, apesar de reconhecerem ser esta a melhor festa do fim do ano realizada no país, partilharam relatos de pessoas que apresentaram sintomas de intoxicação alimentar e que tiveram que ser assistidas no hospital.

A Salmonela é uma condição médica causada pela Salmonella, um género de diferentes tipos de bactérias que contaminam alimentos diversos, como ovos e carnes mal-cozidos e são capazes de causar problemas de saúde diversos nos seres humanos.

Os sintomas de salmonelose não-tifóide se apresentam num período de 12 a 36 horas depois da ingestão do alimento ou da água contaminada com a bactéria.

Entre os sintomas de salmonelose, pode-se destacar dor abdominal intensa, cólicas, náusea, vômitos, diarreia forte, febre moderada, entre outros.

Por: Inforpress