A Taça das Nações Africanas Feminino (WAFCON) em 2026 terá 16 seleções em vez das 12 tradicionais.
O Comitê Executivo da Confederação Africana de Futebol (CAF) aprovou a expansão do WAFCON de 12 para 16 equipes, a partir da próxima edição, que será realizada no Marrocos de 17 de março a 3 de abril de 2026.
Como a fase de qualificação para a edição de 2026 já foi concluída, o Comitê Executivo aprovou o mecanismo de seleção para determinar as quatro equipes adicionais, com base no atual ranking feminino da FIFA, com as quatro melhores equipas eliminadas na fase final de qualificação foram selecionadas para completar a lista de participantes.
Assim sendo, Mali, que foi eliminado pela seleção de Cabo Verde, estará no CAN 2026.
Assim sendo, estarão no CAN as quatro seleções convidadas: Camarões (66º no ranking da FIFA), Costa do Marfim (71º), Mali (79º) e Egito (95).
Eles se somam às 12 nações já classificadas para o torneio: Marrocos (país anfitrião), Zâmbia, Tanzânia, Malawi, Argélia, Nigéria, Gana, Burkina Faso, Quênia, Cabo Verde, África do Sul e Senegal.
“A decisão está alinhada com a visão estratégica da CAF de fortalecer a competitividade e o desenvolvimento do futebol feminino no continente africano”, informou o organismo no seu site.






