Eleições Autárquicas: MpD conquista 19 das 22 câmaras
O Movimento para a Democracia (MpD) destronou o Partido Africano para Independência de Cabo Verde (PAICV) nas eleições autárquicas de 04 de Setembro.
O partido ventoinha conquistou 19 das 22 câmaras municipais do país nas eleições autárquicas que foi realizado ontem, domingo.
O MpD conseguiu manter as câmaras da Praia, do Tarrafal de Santiago, de São Domingos, de São Miguel, da Ribeira Grande de Santiago, do Maio, da Brava, da Ribeira Grande e Paul (ambas em Santo Antão), de São Vicente, Tarrafal de São Nicolau e Santa Catarina de Santiago.
O partido no poder acrescenta ao rol de câmaras conquistadas as de São Lourenço dos Órgãos, São Salvador do Mundo, Santa Catarina e São Filipe (ambas no Fogo), Sal, Porto Novo e Ribeira Brava de São Nicolau e perde a Boa Vista para o grupo independente Boa Vista Avante Sempre Trabalhando Arduamente (BASTA), liderado por José Luís Santos, que venceu as eleições com maioria absoluta.
A abstenção nestas eleições, após apuradas 1004 das 1019 mesas, atingiu os 41,6%, ou seja, 129.255 eleitores não votaram. Uma percentagem superior comparativamente ao correspondente a 2012, que foi de 31,5%.
Em termos de vereadores municipais, o MpD conseguiu eleger 93 representantes. Já o PAICV alcançou os 15 vereadores municipais, seguindo-se o BASTA com cinco e o GIRB (Grupo Independente Ribeira Brava) com dois vereadores.
Fonte: Inforpress






