O Diretor Geral e Administrador da UNITEL T+, Inoweze Dias Ferreira, deu uma entrevista ao Portal de Angola falando sobre a empresa que é líder de prestação de serviços de internet em Cabo Verde.
Em novembro de 2012 a UNITEL Internacional adquiriu em Cabo Verde a T+, empresa de telefonia móvel até então detida por um consórcio franco-senegalês. Nessa altura tinha 24% da quota do mercado cabo-verdiano. Seis anos depois o número quase duplicou, com os atuais 42% de domínio do sector. Soma-se ao dado um detalhe adicional: é líder no quesito prestação de serviços de internet.
Inoweze Dias Ferreira, começou por comparar a maturidade do mercado cabo-verdiano com o angolano, dizendo que Cabo Verde tem uma democracia muito consolidada e que “já tem uma legislação de autarquias há alguns anos, enquanto em Angola só hoje falamos da gestão independente das administrações municipais. Angola pode tirar proveito da experiência de Cabo Verde”.
“A empresa tem gerado empregos diretos e indiretos e tem contribuído, também, para o aprimoramento da formação de quadros cabo-verdianos na área das telecomunicações e áreas afins”.
Inoweze Dias Ferreira fez ainda referencia que 98% dos trabalhadores da UNITEL T+ são cabo-verdianos com a taxa média de idade de 29 anos. E 42% dos cargos de chefia são ocupados por mulheres.
“Estamos na linha da frente, pois a UNITEL T+ é uma empresa que deu um contributo muito grande a Cabo Verde na democratização dos serviços, quer de telefonia móvel quer de internet, também trouxe um valor acrescentado na área da inovação, tem feito um investimento grande em projetos de responsabilidade social e um investimento nas nossas pessoas”.
“Hoje a nossa operadora já é a líder de mercado no segmento da internet. A realidade resulta da estratégia que visou estar em todo lado, ter um nível de qualidade muito acima da média e ser uma marca de inclusão e reconhecida por todos os cabo-verdianos e hoje vêm os frutos deste investimento”.
O Director e Administrador da empresa falou ainda da responsabilidade social dando exemplo que em 2014 criaram um programa chamado Cruz Laranja, A Nossa Forma de Ajudar, cujo objetivo consiste, única e exclusivamente, em ajudar quem mais precisa. No âmbito deste programa, ao longo destes 5 cinco anos, desenvolveram várias ações nas vertentes da educação, saúde, cultura e ambiente.
Sobre a parte cultural, a UNITEL T+ é o patrocinador oficial dos CVMA – Cabo Verde Músic Awards, um dos maiores eventos culturais e de promoção da música e dos artistas cabo-verdianos realizado no país com repercussão fora dele.
E recentemente lançaram o App Muska que é o primeiro aplicativo de música existente em Cabo Verde e 100% desenvolvida por profissionais cabo-verdianos.
A UNITEL T+ está em todas as 9 ilhas habitadas e em todas existe presença direta da empresa que conta com 23 lojas a nível nacional e mais de 3200 agentes que comercializam os produtos e serviços. E a UNITEL T+ é a empresa com a maior rede comercial do Pais, segundo os últimos dados publicados pelo regulador, ANAC.
Fonte: Portal de Angola