O embaixador de Cabo Verde em Angola, Jorge Figueiredo, anunciou sexta-feira, na cidade de Benguela, a reabertura, em breve, de voos directos entre Praia e Luanda, com as rotas das companhias de bandeira nacional TAAG ou a TVC.
No âmbito das relações bilaterais os dois países continuam a discutir a retomada dos voos para Cabo Verde, depois de um ano de suspensão, disse o diplomata à saída de uma audiência concedida pelo governador provincial de Benguela, Rui Falcão, com quem abordou aspectos ligados ao estabelecimento de parcerias nos domínios da educação, agricultura, construção e relações bilaterais.
Além do estabelecimento de relações diplomáticas com Angola, “estamos a tratar de assuntos relacionados com o reinício de uma linha de ligação aérea entre as duas cidades capitais, disse, frisando que neste momento se desenvolvem esforços entre as duas partes neste sentido.
Com o objectivo de apoiar o processo de desenvolvimento local, o diplomata informou que o Governo Provincial de Benguela colocou à disposição de Cabo Verde as áreas da educação (cedência de professores para o ensino básico, secundário e tecnológico), agricultura e construção civil.
Durante três dias de visita, Jorge Figueiredo vai manter encontros com as comunidades cabo-verdianas e descendentes, de forma a se inteirar das principais dificuldades que enfrentam, nomeadamente, na renovação da documentação de residência, registo civil e na obtenção de nacionalidade.
Os voos foram suspensos pela companhia área angolana em Novembro de 2017 por ser deficitária, com uma taxa de ocupação inferior a 50 por cento.
A seguir a capital, Luanda, Benguela é a segunda província do país com maior concentração cabo-verdiana, totalizando 600 cabo-verdianos residentes.
Por: Inforpress/Angop