Erupção do vulcão da ilha do Fogo aumentou de intensidade

537

Há poucos dias de completar dois meses de actividade a erupção do vulcão da ilha do Fogo aumentou de intensidade com fortes explosões e emissão de piroclástico.

Arquivo Foto: Saulo Montrond

Segundo a equipa da Uni-CV, que monitora as actividades, a erupção vulcânica alterou de comportamento na manha de hoje por volta das 08h00 da manha.

Nadir Cardoso, que coordena a equipa, disse à Inforpress que por volta das 07:00 quando a equipa chegou à caldeira a situação estava calma mas momentos depois de terem aproximado do foco eruptivo para fazer medição de gases registou-se uma mudança de comportamento do vulcão, aumentando assim de intensidade.

A emissão de piroclástico incandescente, cinzas vulcânicas e gases que formam uma coluna com cerca de 300 metros de altura e que se encaminha em direcção a este do pico eruptivo.

A erupção vulcânica de ocorreu no dia 23 de Novembro de 2014 e já destruiu os dois principais povoados, Portela e Bangaeira, e o pequeno núcleo populacional de Ilhéu de Losna, extensa área de cultivo, sobretudo de feijões, batatas, mandiocas mas também de fruteiras e as infraestruturas económicas, sociais e turísticas que existiam em Chã das Caldeiras.

 

Fonte: Inforpress