Estados Unidos oferece à Cabo Verde dois milhões de dólares para combate ao narcotráfico e crime organizado

693

Os Estados Unidos da América (EUA) contemplou Cabo Verde com um pacote de ajuda ao arquipélago.

O anuncio foi feito pela embaixada do EUA em Cabo Verde na voz de Donald Heflin, embaixador, que afirmou que os norte-americanos ofereceram a Cabo Verde um montante de dois milhões de dólares, que serão destinados ao combate ao narcotráfico e ao crime organizado.

Para alem de apoio financeiro, Cabo Verde também vai receber equipamentos de tecnologias de informação destinados à Policia Judiciaria e à Unidade de Informação Financeira (UIF) e também e equipamentos de comunicação para Polícia Militar (PM), Polícia Marítima e Guarda Costeira. Um laboratório moderno de teste de drogas e meios de transportes também estão incluídos no pacote.

“Os Estados Unidos e Cabo Verde compartilham objectivos comuns de paz, estabilidade, estado de direito e desenvolvimento económico inclusivo. Infelizmente, Cabo Verde vem enfrentando crescentes ameaças internacionais de traficantes de droga.”, disse Heflin que ainda afirmou que “ objectivo deste projecto é apoiar esforços de combate ao narcotráfico em curso em Cabo Verde, através da modernização da investigação criminal, informações de sistema (SIIC), fornecimento de equipamentos de tecnologias de informação e mobiliário necessário para o apetrechamento da Unidade de Informação Financeira (UIF). As Instalações da UIF serão remodeladas e equipadas”, concluiu.