O primeiro Recenseamento Geral do Censo do Desporto (RGD) revelou que 32,8 por cento (%) da população cabo-verdiana pratica alguma actividade física, sendo que 57% são do sexo masculino e que 75,4% dos inquiridos praticam o futebol.
Segundo os resultados finais do IRGD, realizado pela Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) e pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) em 2022 e 2023, e divulgado ontem, dos 143.507 cabo-verdianos que praticam alguma actividade física, 90.496 são do sexo masculino.
De acordo com o estudo, a principal razão para a prática da actividade física e desporto é a melhoria da saúde e melhoria da aparência física.
Os dados apontam que as crianças, adolescentes e jovens dos 6 a 24 anos praticam desporto para ocupar os seus tempos livres, enquanto nos adultos com idade igual ou superior a 25 anos praticam essencialmente para a melhoria da sua saúde.
A modalidade mais praticada a nível nacional é o futebol com 75,4%, seguida do basquetebol com 6,5% e a caminhada e o treino do ginásio são as actividades físicas mais praticadas de forma estruturada.
Em relação a frequência da prática do exercício físico, o documento indica que a actividade é praticada cinco vezes por semana sendo que no seio das mulheres com uma periodicidade de cinco vezes enquanto nos homens é realizada de forma esporádica.
O estudo concluiu que 36,6% dos indivíduos têm o hábito de procurar notícias sobre o desporto sendo que a televisão, internet, redes socais e rádio continuam a ser os principais canais de busca.
O recenseamento revelou também que 18,6% dos inquiridos conhecem pelo menos um programa nacional de promoção do desporto e o programa “Mexi Mexê Cabo Verde” destaca-se como o mais conhecido com 64%.
Os dados apontam que Cabo Verde conta com 910 infraestruturas desportivas (77% são públicas e 22,1% privadas), sendo 212 placas desportivas, 182 polivalente, 107 campos de terra batida, 107 ‘fitness park’, 68 ginásios, 45 campos de futebol de 11, 44 ‘street basquete’ e 25 campos de futebol de 7.
Por outro lado, os dados revelam que existem 70 placas desportivas com medidas regulamentares, ou seja, dispõe do cumprimento maior ou igual a 40 metros, e largura maior ou igual a 20 metros sendo que os concelhos da Praia e São Vicente têm 11 cada um.
O RGD concluiu ainda que existem no país 17 federações, 109 associações, 198 clubes desportivos e 94 escolas de iniciação desportiva sendo que grande parte das associações está concentrada nas regiões de Santiago Sul, Norte e São Vicente.
O estudo indica ainda que 15 mil atletas estão inscritos nas associações, 13 mil nos clubes e 6.500 nas escolas de iniciação.
Financiado pelo Banco Mundial, o RGD foi concretizado em três fases, sendo que a primeira foi a realização do inquérito ao exercício físico ou desporto, a segunda contemplou o censo as infraestruturas desportivas e a terceira, as organizações e instituições desportivas no país.
Por: Inforpress





