Cientistas da Universidade Maryland, nos Estados Unidos, descobriram que a pratica do sexo pode melhorar a produção de novos neurónios.
O estudo aponta que praticar sexo aumenta a neurogênese (a produção de novos neurónios) na parte do cérebro onde as memórias de longo prazo são formadas, o hipocampo.
A experiência foi feita com ratos e nelas cegou-se a conclusão de que o sexo pode ser útil “para a neurogênese no hipocampo adulto e a função de memória de reconhecimento contra as acções supressivas de estresse crônico.”
Daí vem a questão: “Se fizermos muito sexo ficamos mais inteligentes?”. A resposta é não porque por exemplo os adolescentes mais inteligentes tendem a começar a vida sexual mais tarde.
Então se você vai começar a praticar muito sexo para ficar mais inteligente a chefe do Centro Colaborativo de Neurociência da Universidade Rutgers, Tracey J. Shors, avisa que não é assim que as coisas funcionam. Ela afirma que existem muitas actividades que podem aumentar a velocidade com que novas células cerebrais nascem, mas apenas a aprendizagem com esforço, aumenta a sua sobrevivência.