Falta de manuais escolares no Ensino Básico preocupa docentes na Cidade da Praia

371

A falta de manuais escolares em quase todas as disciplinas do 1º ao 6º ano de escolaridade, tem preocupado os professores do Ensino Básico que afirmaram que a situação tem causado constrangimentos nas salas de aula.

O novo ano lectivo arrancou no passado dia 17 de Setembro em todo o território nacional, mas ao que a Inforpress pôde apurar nas escolas do Ensino Básico (EB) na Cidade da Praia e papelarias centrais, até à presente data não se encontra disponível a maioria dos manuais escolares do ensino primário.

Neste momento, conforme avançou a professora da Escola Nova Assembleia, Antonita Monteiro, para os alunos do 1º ano estão disponíveis os manuais de Língua Portuguesa e Ciências Integradas faltando o manual de Matemática, uma situação que considerou constrangedora e que tem afectado os professores, alunos, pais e encarregados de educação.

“A falta de manuais escolares tem constituído um desafio para os docentes e alunos, temo-los disponíveis nas plataformas online, mas não é a mesma coisa que ter livros em mãos”, disse mostrando-se optimista que esta situação se resolva o mais rapidamente possível.

Segundo esta responsável, a situação também se repete nas turmas do 2º, 3º e 4º anos, que deparam com a falta dos manuais como Ciências Integradas e Matemática.

Por seu turno, a professora da escola primária “Lavadouro” Amália Alves considerou a situação como sendo difícil, isto porque neste momento a escola tem utilizado fotocópias nas salas de aula para aplicar a matéria.

“O nosso maior constrangimento neste novo lectivo tem sido a falta de manuais, temos trabalhado a base de fotocopias nas disciplinas que não tem manuais, os pais nem sempre contribuem”, disse, frisando, entretanto, que o desempenho dos alunos devido a falta de manuais ainda não é possível adiantar e que o mesmo avaliado após a realização dos primeiros testes.

No que concerne as turmas do 6º ano a Inforpress apurou que os manuais ainda não estão disponíveis nas escolas, entretanto na Papelaria Académica, a entrevistada da Inforpress Dúnia Lopes asseverou que a papelaria dispõe de manuais, mas não na sua totalidade.

“Neste momento temos Língua Portuguesa do 4º ano, francês e inglês do 5º ano, Ciências Integradas e Língua Portuguesa do 1º ano, entretanto não temos nenhum manual do 3º ano disponível”, adiantou, realçando que tem havido muita procura dos manuais escolares.

O mesmo cenário se repete na Diocesana Center que, entretanto, não tem disponível os manuais do 2º ano e do 6º ano tendo o responsável Adrião Moniz afirmando recebeu garantias do Ministério da Educação que uma parte dos manuais de Língua Portuguesa do 3º ano estarão disponíveis brevemente.

O ano lectivo 2017/2018 na cidade da Praia arrancou com cerca de 1600 professores para ministrar aulas nos ensinos Básico e Secundário e abranger 18 mil alunos no Ensino Básico Integrado e 17 mil no Ensino Secundário.

Esses docentes, estão distribuídos por 13 agrupamentos escolares que albergam, ao todo, 44 escolas básicas e 12 secundárias.

Relativamente à falta de manuais escolares a Inforpress tentou contactar a Direcção Nacional de Educação no sentido de confirmar para quando estarão disponíveis no mercado, mas o esforço revelou-se infrutífero.

Por: Inforpress