FCF sugeriu e FIFA estuda possibilidade de jogadores mudarem de seleção

555

A FIFA está a estudar a possibilidade de permitir que jogadores já internacionais A por uma seleção possam jogar por uma outra, informa a Associated Press.

A regra que está a ser pensada permitiria que mudassem de seleção futebolistas que tivessem disputado, até aos 21 anos, um máximo de três jogos por um país, desde que nenhum dos minutos jogados tivesse acontecido numa fase final de Mundiais ou torneios continentais, como o Europeu. Haveria também a obrigatoriedade de esses jogadores não terem sido convocados para as respetivas seleções nos últimos três anos.

Em finais de Julho, Mário Semedo, o presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), numa reunião, via videoconferência, com o Presidente da FIFA, colocou a questão de representação dos jogadores pelas Seleções Nacionais, da necessidade de proteger os Países Africanos, normalmente, vitimas das Seleções Europeias que acabam por “roubar” muitos dos talentos formados nos países de origem, com forte influência dos agentes desses jogadores. 

Ainda sobre a questão de representação dos jogadores pelas Seleções Nacionais, o Presidente Mário Semedo defendeu, na altura, maior flexibilização dos Regulamentos da FIFA, pois, há casos de jogadores que só pelo facto de jogarem uns minutos ou 1 jogo ficam definitivamente vinculados, quando dever-se-ia dar-lhes a possibilidade de, mediante determinados critérios, poderem jogar para uma outra Seleção de que possuem a nacionalidade. 

O Presidente Infantino garantiu que são assuntos que serão analisados pelos órgãos da FIFA, admitindo a possibilidade de serem discutidos nos próximos Congressos da FIFA.

A mudança à regra foi discutida no último congresso da entidade que gere o futebol mundial, mas terá de ser aprovada pelas 211 federações integrantes da FIFA, de acordo com a informação avançada pela AP.