A Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) e a sua congénere da Holanda (KNVB) vão assinar, em Dezembro, um memorando de entendimento com a duração de quarto anos, que permite a capacitação dos treinadores cabo-verdianos naquele país europeu.
Esse memorando será assinado durante a visita do Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, à Holanda e terá como base a assistência técnica e treinamento de treinadores, arbitragem, promoção de talentos, entre outros.
A informação foi avançada esta manhã pelo presidente da FCF, Mário Semedo, durante a abertura de um curso de formação de treinadores, que decorre na cidade da Praia, e que tem como formadores os instrutores da Real Associação de Futebol dos Países Baixos, nome porque é conhecida a Federação Holandesa de Futebol (KNVB), Rob Klein e David Gonçalves, este último um holandês de origem cabo-verdiana, que já jogou pela “laranja mecânica”, selecção holandesa.
Esta acção de formação decorre de 26 a 30 do corrente no Estádio Nacional, em Achada de São Filipe, e conta com a participação de dois formandos de cada uma das 11 regiões desportivas do país, indicados pelas respectivas associações regionais.
Semedo lamenta, entretanto, a ausência de treinadores da região desportiva de Santiago Sul, alegando que não obstante todos os esforços, a direcção da Associação Regional de Futebol de Santiago Sul não se mostrou interessada na solicitação, sublinhando ser uma “perda para os treinadores” desta região desportiva.
Esta formação, segundo Mário Semedo, foi preparada na sequência da visita do embaixador da Holanda em Cabo Verde, Theo Peters, à sede da Federação Cabo-verdiana de Futebol, em Outubro, que serviu para ambos falarem sobre a cooperação entre a FCF e a KNVB.
A cooperação entre a FCF e a KNVB, de acordo com Mário Semedo, “não é de agora”, já que se iniciou em 2007, altura em que o país beneficiou de uma primeira formação que proporcionou a vinda dos instrutores holandeses ao arquipélago e que culminou com a ida de três técnicos cabo-verdianos para uma formação na Holanda.
Por: Inforpress






