O jogador Fernando Lopes dos Santos Varela, de 31 anos, colocou um ponto final na sua carreira de internacional.
A informação foi avançada pela Federação Cabo-verdiana de Futebol, que informou que recebeu a informação por parte do jogador onde este informou que já nao poderá mais representar Cabo Verde.
Em entrevista ao Noticias do Norte, Rui Águas, o selecionador nacional, explicou com mais detalhes sobre o abandono de Varela.
“O Fernando Varela comunicou-nos recentemente o fim da carreira internacional, porque tem problemas crónicos nas costas e nos sintéticos onde nós temos jogado e as viagens longas que temos feito, no caso dele acabam por ser muito pesadas. O Varela teve um grande trajeto na seleção, de sucesso e dedicação. Mas chegou a altura, segundo ele, e é perfeitamente legitimo achar que é altura de descansar e ter um percurso mais tranquilo e fisicamente mais fácil de enfrentar. Por isso a minha homenagem particular para ele e para outros jogadores que deram o seu esforço pela seleção nacional”, informou o Rui Águas.
Foram 11 anos ao serviço da seleção nacional, onde este fez a sua estreia, contra o Luxemburgo, no dia 27 de Maio de 2008, quando tinha 20 anos, 06 meses e um dia.
Disputou 52 jogos e marcou três golos (contra Mali, Madagáscar e Angola) tendo disputado os dois Campeonatos Africano das Nações que Cabo Verde participou.
Nasceu em Portugal mas optou por representar a terra dos pais, e assim o fez por 52 ocasiões, com orgulho e garra de um verdadeiro campeão, tendo tido a Seleção Nacional, um papel de projeção, importante na sua excelente carreia profissional, como comprova os clubes por onde tem passado e os títulos que tem ganho, tanto pessoal como em equipa.
No passado mês de Março foi homenageado pela FCF por ter completado 50 jogos pelos Tubarões Azuis, entrando no grupo restrito de jogadores, apenas 4, a conseguirem tal feito.
Na seleção de Cabo Verde, Varela jogou contra 28 seleções tendo marcado a três:
Golos contra Mali (04/09/2010), Madagáscar (29/02/12) e Angola (27/01/13)
Jogos disputados:
2008
Luxemburgo, Camarões e Camarões;
2009
2010
Portugal, Senegal, Mali, Zimbabwe e Guine Bissau;
2011
Burkina Faso, Libéria, Libéria, Mali e Zimbabwe;
2012
Madagáscar, Serra Leoa, Tunísia, Camarões, Camarões e Gana;
2013
Nigéria, Africa do Sul, Marrocos, Angola, Gana, Guine Equatorial, Gabão e Tunísia;
2014
Luxemburgo, Moçambique, Moçambique, Níger e Zâmbia;
2015
Guine Equatorial, Rep. Do Congo, Tunísia, R. Democrática do Congo, Zâmbia, Portugal, Libéria e Quénia por duas vezes;
2016
Marrocos, Marrocos, Libéria, Senegal, Burkina Faso e Marrocos;
2017
Luxemburgo, Senegal e Burkina Faso;
2018
Lesoto e Uganda
2019
Lesoto