A FIFA decidiu abrir, na terça-feira, um processo disciplinar ao Equador por causa de cânticos dos seus adeptos no jogo inaugural do Mundial’2022, contra o Qatar, que os equatorianos venceram por 2-0.
Segundo a nota do organismo que gere o futebol mundial, a federação deste país sul-americano está sob a alçada disciplinar por “cânticos injuriosos”, com base no artigo 13 do seu código disciplinar.
O referido artigo dita sanções por “ofensa à dignidade ou à integridade de um país, de uma pessoa ou de um grupo, com palavras depreciativas, discriminatórias ou injuriosas”. O castigo para este incumprimento é uma multa de 21 mil dólares (cerca de 20.400 euros) e um jogo com fecho parcial das bancadas.
Embora a FIFA não tenha explicitado quais os cânticos em questão, a imprensa internacional escreve que este processo disciplinar pode estar relacionado com o momento em que os adeptos do Equador gritaram “queremos cerveja”, momento que acabou por se tornar viral nas redes sociais.
"Queremos cerveja" é o primeiro cântico deste Mundial e é da autoria dos adeptos equatorianos 😂🍻pic.twitter.com/77F4DlAJ3Y
— B24 (@B24PT) November 20, 2022
Por: Noticias ao Minuto