Francês vai atravessar o atlântico e a sua viagem começará em Cabo Verde

1127

Um bombeiro francês vai tentar em Janeiro de 2016 completar a travessia do oceano Atlântico numa prancha a remo.

Nicolas Jarossay

Nicolas Jarossay de 38 anos é bombeiro de profissão e no mês de Janeiro vai tentar a travessia do oceano Atlântico numa ‘stand up paddle‘, prancha a remo. A sua viagem irá começar em Cabo Verde e terá o seu termino 70 dias depois nas ilhas de Martinica no Caribe.

Vão ser então, se tudo correr certo, 70 dias no mar com mais de 4.500 quilómetros percorridos em cima de uma prancha sem assistências.

“O mar sempre foi o meu universo, o meu principal foco de interesse, o tema das minhas leituras, mas também o cenário das minhas actividades voluntárias a bordo de um barco da SNSM [instituto de socorro a náufragos francês] ”, explicou Nicolas Jarossay, em declarações à agência noticiosa francesa.

Nicolas Jarossay vai usar uma pagaia com 2,30 metros numa prancha com 6,30 metros, com um pequeno habitáculo estanque, de 2,2 metros de comprimento e 45 centímetros de largura onde se pode esticar, transportando 175 quilos de alimentos liofilizados, dois dessalinizadores e material de sobrevivência. Carregada, a prancha pesa cerca de 200 quilos.

O francês vai investir cerca de 110 mil euros nesta travessia.