Na Europa esta-se na época da ‘transferência de inverno’ e ate 01 de Fevereiro os clubes podem vender, comprar e emprestar os jogadores. E em Cabo Verde?
A duvida surgiu depois que em uma das ilhas um futebolista mudou-se do clube já decorrido algumas jornadas. A época de transferência dos jogadores entre os clubes varia de ilha para ilha.
Em Santo Antão a janela de transferência fecha antes do final da primeira volta do regional ou seja ate o dia 12 de Fevereiro.
Na ilha vizinha, São Vicente, “normalmente é até o final do torneio de abertura, mas quando há jogadores vindos do exterior abre-se excepções. Por exemplo Calú e Vozinha, na época passada, chegaram no meio da época para jogarem no Mindelense”, adiantou Derry Perreira.
No Sal há dois momentos em que a janela de transferência esta aberta, ate ao inicio do regional, que começa em Fevereiro, depois disso fecha-se e volta a abrir depois da ultima jornada da primeira volta e fecha antes que a segunda volta comece.
Na ilha de Santiago fecha-se ate ao fim de primeira volta, devido aos regionais serem curtos não há como fazer duas janelas de transferência.
Na ilha do Fogo há transferências ate ao inicio da segunda volta e nesta ilha alguns jogadores já o fizeram mesmo.
Para você que pensa que hoje “Jonisvaldo” (nome fictício) joga na equipa X e amanha estará na equipa Y engane-se pois “apenas é permitido uma transferência a ser feito antes de terminada a primeira volta, mas jogadores que não tiverem em nenhum equipa podem ser inscritos ate 31 de Março” rematou outra fonte deste site.
Nas restantes ilhas ate ao fecho desta reportagem não foi possível saber ate quando fecha a época das transferências.