O escritor Germano Almeida foi hoje distinguido com um certificado de excelência Observatório da Cidadania Activa de Cabo Verde e, na ocasião, disse que o recebia com “muito orgulho” e prometeu corresponder à homenagem.
O acto de hoje, no Mindelo, foi o primeiro do recém-criado Observatório da Cidadania Activa de Cabo Verde (OCACV) e enquadra-se na Semana Nacional da Cidadania, sob o lema “Cidadania activa, mais e melhor sociedade”.
O ponto central das actividades realiza-se no dia 18, Dia Mundial da Cidadania, no concelho do Paul (Santo Antão).
O certificado de excelência do OCACV objectiva fomentar “boas práticas” dos cidadãos a nível nacional, e Germano Almeida, no momento da distinção, disse que o mesmo incentiva os jovens a descobrirem “a seu tempo próprio” o que querem fazer desta sociedade e como podem contribuir para o seu desenvolvimento.
As actividades da Semana Nacional da Cidadania prosseguem com actividades em diversas ilhas do arquipélago, em parceria com as câmaras municipais, instituições e redes de jornalistas para questões da população, com temas centrados na cidadania fiscal, ambiental e cultural.
Nas suas linhas gerais, publicadas nas redes sociais, o Observatório da Cidadania Activa de Cabo Verde define-se como um espaço de participação e de partilha dos cidadãos, organizações civis, instituições públicas e privadas, todos unidos por um objectivo comum.
Uma organização, de acordo com a mesma fonte, com “forte carácter pedagógico” e que se assume como mais um aliado das diversas instituições e do público em geral nas questões relacionadas com a cidadania.
Por: Inforpress