A ajuda orçamental do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) atribuída em 2018 ao Governo de Cabo Verde, está avaliada em 20 milhões de euros, aproximadamente 2,2 milhões de contos.
A informação foi avançada hoje à Inforpress pelo secretário de Estado das Finanças, Gilberto Barros, que indicou que o dinheiro já está na conta do tesouro do Estado de Cabo Verde desde o mês passado.
Esse fundo, de acordo com o governante, é destinado ao reforço da competitividade e vai ser utilizado, sobretudo, para apoiar as reformas das empresas estatais e na realização de investimentos públicos.
O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), de que Cabo Verde é membro, é um dos principais parceiros de financiamento do país, tendo, desde 1977, apoiado até final de 2017 mais 65 projectos no arquipélago, com empréstimos e donativos, num valor estimado de 459,2 milhões de euros.
O Grupo de Apoio Orçamental (GAO) tem como membros o Banco Africano de Desenvolvimento, Banco Mundial, Luxemburgo, Portugal e União Europeia.
O Governo conta ainda no decorrer deste ano receber ajudas orçamentais de outras organizações internacionais, nomeadamente da União Europeia.
Por: Inforpress






